sábado, 29 de maio de 2010

Combinação de Hortaliças e frutas Resulta em Aumento da Rentabilidade

Até 2050, a produção agrícola deve dobrar. Essa é a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas) para que seja possível alimentar a população dessa década, estimada em nove bilhões de pessoas. E para atingir a meta, soluções que contribuam para melhores resultados no campo devem, desde já, ser compartilhadas e apresentadas aos agricultores.
Uma delas é a policultura, que tem como objetivo produzir diversas hortaliças e frutas ao mesmo tempo. A prática permite uma diversificação da produção, o que a cada safra aumenta a rentabilidade e reduz os riscos de prejuízo. "A adoção de diversas culturas na propriedade permite que o agricultor diminua os riscos econômicos, pois haverá entre elas uma ou mais culturas com boa cotação de mercado naquele momento", diz Juliano Vilela de Resende, doutor em Fitotecnia e Melhoramento de Hortaliças e professor de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Alguns cuidados devem ser observados para que a policultura seja a mais rentável possível. Resende afirma que a prática não restringe nenhuma variedade. "O uso de espécies e mesmo cultivares deve estar em acordo com as condições climáticas da região. Além do mais, já existem no mercado, principalmente para a maioria das hortaliças, cultivares de verão e cultivares de inverno", lembra o pesquisador.
A policultura também pode ser o ponto de partida para a formação de cooperativas ou grupos de agricultores que produzam e comercializem juntos. "A atuação de vários produtores permite o fornecimento escalonado do produto. Para efetivar a formação de grupos ou mesmo cooperativas basta organização, estabelecimento de objetivos e um estatuto regulamentando as parcerias, que, apesar de não obrigatório, auxilia o grupo", aponta Resende.
Além disso, o cultivo de hortifruti pode ser realizado em qualquer região. "As regiões metropolitanas, chamadas de cinturões verdes e onde a comercialização exige mais diversificação, são as mais indicadas. No entanto, outras também podem fazer uso da policultura desde que escolha as espécies corretas, principalmente no que tange a perecibilidade", conclui o professor.
Benefícios o ano todo
A opção pela policultura também permite que os agricultores façam um controle mais efetivo de adversidades e possam reduzir custos. "Com a técnica, os pequenos produtores têm uma maior utilização das suas propriedades e maior quantidade de produtos para o mercado, diminuindo os riscos. Além disso, realizam rotação de culturas e obtêm mais equilíbrio no controle de pragas e doenças", avalia Fernando Marçon, gerente de Marketing da Divisão de Hortaliças da Monsanto.
Outro benefício do cultivo de diferentes culturas é a produção durante todo o ano. "Deve-se apenas respeitar as necessidades e peculiaridades de cada variedade, e lembrar que o manejo também interfere na produtividade", diz Marçon. O gerente também conta que na policultura busca-se o equilíbrio entre as culturas, com isso, a redução do uso de produtos químicos traz economia para os produtores. As informações são da Monsanto.

Data de Publicação: 25/5/2010   Fonte: Agro Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário