domingo, 30 de maio de 2010

Produção Sementes Hortaliças 2

Produção de semente de hortaliças 1

Manuais ANDEF

        
         1                                     2  

  
             3                                   4




           5

Apostila "Produção de Hortaliças" - Prof. Roberto Wilson

Catalogo de Irrigação de Rainbird para uso agrícola em geral

Apostila de Hortaliças da Embrapa-Hortaliça


~

sábado, 29 de maio de 2010

Novo livro disponível: “Melhorar a nutricao atraves das hortas familiares. Modulo de formacao”

Livro em Espanhol “Prouccion de Hortalizas”

Livro sobre Armazenamento de hortaliças Por Rita de Fátima Alves Luengo,Adonai Gimenez Calbo

Livro sobre a Cadeia Produtiva de Produtos Orgânicos

Combinação de Hortaliças e frutas Resulta em Aumento da Rentabilidade

Até 2050, a produção agrícola deve dobrar. Essa é a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas) para que seja possível alimentar a população dessa década, estimada em nove bilhões de pessoas. E para atingir a meta, soluções que contribuam para melhores resultados no campo devem, desde já, ser compartilhadas e apresentadas aos agricultores.
Uma delas é a policultura, que tem como objetivo produzir diversas hortaliças e frutas ao mesmo tempo. A prática permite uma diversificação da produção, o que a cada safra aumenta a rentabilidade e reduz os riscos de prejuízo. "A adoção de diversas culturas na propriedade permite que o agricultor diminua os riscos econômicos, pois haverá entre elas uma ou mais culturas com boa cotação de mercado naquele momento", diz Juliano Vilela de Resende, doutor em Fitotecnia e Melhoramento de Hortaliças e professor de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Alguns cuidados devem ser observados para que a policultura seja a mais rentável possível. Resende afirma que a prática não restringe nenhuma variedade. "O uso de espécies e mesmo cultivares deve estar em acordo com as condições climáticas da região. Além do mais, já existem no mercado, principalmente para a maioria das hortaliças, cultivares de verão e cultivares de inverno", lembra o pesquisador.
A policultura também pode ser o ponto de partida para a formação de cooperativas ou grupos de agricultores que produzam e comercializem juntos. "A atuação de vários produtores permite o fornecimento escalonado do produto. Para efetivar a formação de grupos ou mesmo cooperativas basta organização, estabelecimento de objetivos e um estatuto regulamentando as parcerias, que, apesar de não obrigatório, auxilia o grupo", aponta Resende.
Além disso, o cultivo de hortifruti pode ser realizado em qualquer região. "As regiões metropolitanas, chamadas de cinturões verdes e onde a comercialização exige mais diversificação, são as mais indicadas. No entanto, outras também podem fazer uso da policultura desde que escolha as espécies corretas, principalmente no que tange a perecibilidade", conclui o professor.
Benefícios o ano todo
A opção pela policultura também permite que os agricultores façam um controle mais efetivo de adversidades e possam reduzir custos. "Com a técnica, os pequenos produtores têm uma maior utilização das suas propriedades e maior quantidade de produtos para o mercado, diminuindo os riscos. Além disso, realizam rotação de culturas e obtêm mais equilíbrio no controle de pragas e doenças", avalia Fernando Marçon, gerente de Marketing da Divisão de Hortaliças da Monsanto.
Outro benefício do cultivo de diferentes culturas é a produção durante todo o ano. "Deve-se apenas respeitar as necessidades e peculiaridades de cada variedade, e lembrar que o manejo também interfere na produtividade", diz Marçon. O gerente também conta que na policultura busca-se o equilíbrio entre as culturas, com isso, a redução do uso de produtos químicos traz economia para os produtores. As informações são da Monsanto.

Data de Publicação: 25/5/2010   Fonte: Agro Link

HortaFácil: um Software para o Planejamento, Dimensionamento e Gerenciamento de Hortas comerciais, domésticas, Escolares e Comunitárias

Wilson Roberto Maluf (1), Thiago Conrado(2) ,
Ernani Clarete da Silva(3), Luiz Antonio Augusto Gomes(1)


O Horta Fácil é um programa desenvolvido para horticultores e extensionistas com a finalidade de planejar e manejar uma produção de hortaliças pré-programada e contínua ao longo do tempo. Levando em conta os ciclos fenológicos inerentes a cada espécie hortícola, o software realiza otimizadamente o dimensionamento da área a ser cultivada, bem como do número e a dimensão dos módulos de cultivo para cada hortaliça. Este dimensionamento pode ser realizado para uma quantidade variável de espécies de hortaliças em uma mesma horta, a partir da produção semanal estabelecida para cada espécie. Os cálculos são feitos pelo software com base em modelos de cultivo que contém o ciclo fenológico, o espaçamento recomendado, e a produtividade esperada para cada hortaliça, e que estão presentes em um banco de dados incluído no software.

As informações contidas no banco de dados podem ser editadas, de modo a fornecer dados realistas para condições locais específicas. Além do dimensionamento para uma produção escalonada, o programa fornece também um calendário de cultivo que indica as tarefas a serem realizadas em cada módulo ao longo do tempo, semana por semana. O software é capaz de otimizar a escala de produção garantido a quantidade correta de cada hortaliça a ser colhida semanalmente, de modo a evitar excessos ou falta de produção, e também estima as necessidades de área e de água para a horta a ser estabelecida. Permite também a impressão de relatórios para cada horta a ser planejada. É uma ferramenta de trabalho para o extensionista e demais profissionais envolvidos no estabelecimento e gerenciamento de hortas de qualquer porte, sejam elas comerciais, domésticas, escolares, ou comunitárias.

O HortaFácil foi desenvolvido com o apoio da FAPEMIG-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, e do CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É um sofware de uso livre, de fácil instalação, que os autores disponibilizam aos interessados clicando no botão abaixo e fazendo o DOWNLOAD.

DOWNLOAD

Fonte: ABH INFORMA 18/5/2010